Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac..



Somos membro do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria-RS , do Sistema Estadual de Museus e do Instituto Brasileiro de Museus.
Nosso espaço foi idealizado e é coordenado pela Profª Jane C. Crivellaro Becker.

Missão

Preservar a história do IEEOB, através da pesquisa e divulgação de seu acervo museológico para, assim, estimular a comunidade escolar e local a valorizar a memória da mais antiga instituição de ensino do município e região.


Resgate e Divulgação da Memória Bilaquiana

O projeto Resgate e Divulgação da Memória Bilaquiana do Acervo Histórico do IEEOB foi aprovado em dezembro de 2007, através da Lei de Incentivo a Cultura de Santa Maria e obteve os seguintes doadores:
Sr. Máximo José Trevisan
Santa Maria Corretora de Seguros Ltda.
SR Engenharia Industrial Ltda.
Terezinha Maria Belinazzo

O referido projeto entre outros benefícios, recuperou o piano da época de inauguração da escola (1938), passando a ter audições semanais para turmas de alunos e professores na sala do acervo.

Também, através de uma exposição de 11 quadros foi feita uma mostra histórica da escola na Câmara de Vereadores - SM de 17 a 30 de setembro de 2008.

No dia 20 de agosto de 2004, o Acervo Histórico do IEEOB foi registrado oficialmente no Ofício de Registros Especiais de Santa Maria / RS.
Em 2007, passou a fazer parte do Sistema Estadual de Museus e do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria e em 2010 foi cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).