Acervo Histórico do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac..



Somos membro do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria-RS , do Sistema Estadual de Museus e do Instituto Brasileiro de Museus.
Nosso espaço foi idealizado e é coordenado pela Profª Jane C. Crivellaro Becker.

PARABÉNS IEEOB! 80 Anos da Educação Infantil



O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac está de parabéns, pois a Educação Infantil comemora na escola 80 anos  (1938 a 2018). Inicialmente com o nome de Jardim de Infância, Pré-escola e Educação Infantil.

Essa trajetória possibilitou a centenas de crianças vivenciarem a sua infância num espaço comprometido com a educação, respeitando as mesmas em cada época, num trabalho de muita dedicação e amor de seus professores.

Merecem todas as homenagens as centenas de professoras que passaram anos de suas vidas neste nobre mister. Não conseguimos citar os nomes de todas e por isso citamos apenas uma aluna da primeira turma de Jardim de Infância, posteriormente professora na escola Ieda da Costa Marchiori, assim como a professora e coordenadora do Jardim de Infância  Terezinha Irion Dalcol, sendo as mais antigas mestras neste ano de comemorações. E através delas, sintam-se todas as demais homenageadas.

Após todo este tempo de atividades, estamos na iminência que no próximo ano seja encerrada a Educação Infantil, passando a mesma para a administração municipal, apesar de todas as tratativas infrutíferas da direção para preserva-la. Fica o nosso protesto e inconformismo, pois o Bilac é uma escola de aplicação, que tem toda essa tradição e experiência com a Educação Infantil.


1ª Turma de Jardim de Infância - 1938

1940